Grupo de Capoeira 2 de ouro

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Roda do Mês de Abril de 2012




Postado por Grupo de Capoeira 2 de Ouro - Lapa às 19:19
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores: Que contou com a presenças dos Mestres Saúva, Tigrão e Contra-Mestre Irene e mais uma turma que assitiu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Assinar: Postar comentários (Atom)

Pesquisar este blog

Grupo de Capoeira 2 de Ouro

Bem-Vindos ao nosso novo Blog...

Este blog vem especificar como eixo condutor a compreensão e a importância da aplicação de aulas de capoeira nas obras sociais, tendo por objetivo resgatar as atividades culturais nas redes identificando a capoeira como recurso pedagógico, no sentido de oferecer subsídios para que a criança desenvolva a socialização como um todo. Nesse sentido, ressalta-se a mediação do educador no universo de construção de conhecimentos das crianças, e as formas de apresentar a capoeira como meio, o que se mostra fundamental no desenvolvimento da sua formação. Percebe-se que a entrada em um mundo de possibilidades e riquezas, que possibilitam descobrir, interagir e agir, é feita através da influência mútua, propiciando compreender as realidades desenvolvidas na sua vida.
Um longo caminho foi percorrido até o encontro da alma e de prazer entre a criança e a cultura do movimento (capoeira). Essa demora tem fortes amarras no passado. Até a Idade Média, a criança era considerada um adulto em miniatura e a infância ligava-se `a idéia de incapacidade, inexperiência e dependência. Sua educação, baseada na aprendizagem com os mais velhos, impossibilitava a distinção de idades. Não havia distinção entre adultos, adolescentes ou crianças, sua participação na vida social não era poupada e nem tampouco os jogos eram destinados somente `as crianças.
A capoeira entendida como recurso que ensina, desenvolve e educa de forma prazerosa, materializa-se nas atividades físicas, no lazer, em datas festivas e brincadeiras, envolvendo músicas, ritmos e danças. È uma fonte inesgotável de riquezas que, pelas várias formas de ser ministrada, oferece ao seu praticante através de sua prática bem orientada, aprender a escolher as várias linhas com as quais mais se identifica, não deixando de lado nenhum dos aspectos que abrangem o universo desta arte como: instrumento educacional, arte, folclore, esporte, luta, jogo, filosofia de vida, entre outros.
Utilizar as atividades da capoeira na educação, significa transportar para o campo ensino-aprendizagem condições para a construção de conhecimentos, introduzindo as propriedades do lúdico, do prazer, da intuição e da imitação, atividades estas que possibilitam ao aluno o acesso a vários tipos de conhecimentos e habilidades. Numa concepção didática, consideramos a capoeira uma atividade física completa, pois ela atua de maneira direta e indireta sobre os aspectos cognitivo, afetivo e motor da criança. Sendo encarada como lúdica instrucional, articula atividades de desenvolvimento visomotor, artístico e social, levando a criança a estabelecer relações a partir dela própria, fato que torna a capoeira multidirecional, uma vez que permitirá, desde que adequadamente conduzida, desenvolver na criança noções de equilíbrio físico juntamente com equilíbrio mental e disciplina. No que tange `a sua articulação ás atividades nas séries iniciais, podemos através dela trabalhar conteúdos que dizem respeito `a localização espaço-temporal, lateralidade cruzada e domínio da linguagem oral, característica marcante desta arte. Naturalmente ocorre a articulação com conteúdos de geografia e história, principalmente História do Brasil, intimamente ligada `a história da capoeira, situando a criança no tempo e no espaço que ocupa, haja visto a necessidade de situar seus praticantes no contexto histórico desta arte que vem se desenvolvendo através dos anos, de geração a geração.
A capoeira deve estruturar-se para conseguir assumir seu papel dentro de uma política educacional democrática. Com o objetivo de apresentar uma proposta comprometida com os educandos e com a sua cultura, junto a uma nova intenção pedagógica buscar novos modelos de planejamento e servir de implementação a outros novos projetos educacionais.
As palavras traduzem sentimentos, verdades e sonhos, porém às vezes, elas não atingem o papel, perdem-se entre a memória e o ato de transformá-las em algo mais concreto e tocante. A angústia surge nesse momento, e não permite fluir a forma mais bela de expressão. Desta forma, a importância do resgate cultural no universo infantil deve ser mais que uma atividade escolar e sim uma atividade vital, plena de significação. A cultura do movimento, a qual está presente durante toda uma vida, é uma fonte inesgotável de experiências insubstituíveis. O imaginário infantil é enriquecido através do jogo entre a linguagem do cotidiano e a da escola. Usando a magia do conhecimento pode-se chegar às portas de uma das experiências mais ricas que o ser humano pode viver: a prática da capoeira.
No entanto, para que as crianças possam usufruir dessa experiência nos espaços educativos das instituições, é necessário que os profissionais tenham um olhar atento às práticas desenvolvidas em relação à capoeira.
Essa vivência educacional, confirma que uma disciplina bem orientada é uma escolha para todo o sempre, pois independente da idade, todos poderão praticar esta atividade pela qual sempre demonstraram interesse.
É buscando e acreditando numa proposta baseada na mediação do professor, que garanta o lúdico e a criação, na qual a criança seja um ser ativo capaz de agir, interagir e transformar. A partir disso, este trabalho busca analisar a importância de se aplicar á capoeira de forma prazerosa na prática pedagógica da pré-escola e das séries iniciais e especificamente abordá-la como uma das diferentes linguagens presentes no espaço da educação, visualizando novas formas de se trabalhar, e por fim, não menos importante, discutir a capoeira enquanto elemento lúdico e de criação, o qual permite que a criança encontre a passagem para o universo social e democrático e dele faça uso durante toda a vida.
Esta não pode mais ser vista como disciplina isolada, justificando que não é uma modalidade à parte do processo e sim que faz parte de um todo. O contato dos alunos com o mundo da cultura do movimento (capoeira) tem se dado das mais diversificadas formas. A capoeira se faz de forma significativa e prazerosa na sua prática corporal, torna-se um grande atrativo seja pela forma lúdica ou de treinamento exigida na disciplina, pois a criança se apaixona pelo ritmo e pela movimentação nas aulas, pela troca de informação entre o professor e os alunos, ou pela própria capoeira que é uma manifestação cultural que trabalha o resgate da história e os costumes de um povo, que durante muitos anos foi condenada e proibida, pelo poder constituído.
Muito mais que uma simples luta para dar pernadas. Transcende este aspecto marcial e assim vista como arte, já que trás notáveis benefícios para o corpo como saúde física, beleza estética e um ideal de vida, além dos benefícios para a alma humana como, a alegria, a harmonia, a solidariedade, a sociabilidade e a amizade.
Pode-se promover e oportunizar a centenas de crianças a prática da capoeira como um esporte, uma dança, uma arte, ou seja, qual for o seu significado, onde os fatores psicológicos e fisiológicos estejam integrados, valorizando e divulgando a cultura afro-descendente. Devido a identificação que a criança tem com a capoeira, ela passa a reconhecer o seu próprio limite, e descobre que o medo e a insegurança também fazem parte de sua vida, e que para superar seus limites é importante seguir regras, ai ela passa a ter noção de disciplina.
Assim é o universo encantador de uma criança: suas fases, seu desenvolvimento e toda sua vontade de viver. Tem a capacidade de transformar o difícil em fácil, o impossível em possível e de encontrar no convívio de um adulto o cuidado, o afeto e a segurança para caminhar juntos em busca do novo.
Caminhos diferentes, distantes no tempo, histórias que se cruzam, memórias que se encontram, memórias escolares, história de vida.

Publicações Arquivadas

Inscrever-se

Postagens
Atom
Postagens
Comentários
Atom
Comentários

Seguidores

Quem somos

Minha foto
Grupo de Capoeira 2 de Ouro - Lapa
São Paulo, São Paulo, Brazil
Ver meu perfil completo
Grupo de Capoeira 2 de Ouro - Lapa. Tema Espetacular Ltda.. Tecnologia do Blogger.